Essa tendência do TikTok funciona, mas não tão bem quanto bandejas de sementes ou outros métodos.
Desde que as pessoas começaram a jardinagem, elas vêm tentando encontrar maneiras mais fáceis de fazer tudo. Nas primeiras vezes que você tentar cultivar sementes, você inevitavelmente será ruim nisso: pouca luz, brotos longos, raízes mofadas. Mas eventualmente você encontrará um sistema que funcione. Mesmo assim, todos nós estamos procurando maneiras de torná-lo mais rápido, mais eficiente e mais barato. Eu tinha tropeçado na tendência de semeadura de caracóis ou caracóis de semente no TikTok e estava curioso para saber se era uma trapaça viável para o início da semente. Depois de quatro semanas, posso dizer que, embora os caracóis de semente funcionem, eles não são mais eficientes, mais baratos, mais fáceis ou mais rápidos do que as bandejas de sementes tradicionais. Não consigo encontrar um bom motivo para escolher esse método em vez dos métodos regulares.
O que são caracóis-semente ou semeadores de caracóis?
As sementes precisam de três coisas para germinar: calor, umidade e um meio como solo para crescer. Para jardineiros domésticos, é bem simples. Você só precisa colocar a semente em um pouco de solo, mantê-la aquecida em um tapete de aquecimento e mantê-la regada. Algumas sementes precisam ser enterradas mais profundamente do que outras, algumas precisam passar por um período de estratificação onde são expostas a temperaturas mais frias que simulam o inverno, e as sementes germinam em taxas diferentes. Pepinos brotam em dias, enquanto bocas-de-leão levam semanas para germinar. Ainda assim, o processo é basicamente o mesmo.
O caracol rolante livra-se da bandeja de sementes (mais ou menos — mais sobre isso em um momento). Você apenas estende papel-toalha, enrola-o embalado com solo úmido — uma espécie de rolo de canela de barro — e então coloca o rolo na ponta e planta sementes no solo exposto, que parecerá uma espiral. Depois que as sementes brotarem, você desenrola cuidadosamente o caracol, arranca suas mudas e as planta do lado de fora. Parece bastante simples.
Eu tinha quase certeza de que esse método funcionaria, já que consistia em colocar sementes no solo e regá-las. O desafio era se funcionaria melhor do que os métodos tradicionais — especificamente as velhas bandejas de sementes comuns. Então plantei uma bandeja de sementes de zínia e alguns rolos de caracol das mesmas sementes para ver o que aconteceria.
Como montar um rolinho de caracol
Usei toalhas de papel comuns, sem impressão, e as dobrei ao meio no sentido do comprimento, resultando em um pedaço de papel toalha de duas camadas com cerca de um metro de comprimento. Usando mistura inicial de sementes (que não é o mesmo que solo para vasos ou composto), assegurei que a mistura estivesse úmida o suficiente para se manter unida quando eu a apertasse em minhas mãos. Coloquei-a na toalha de papel de ponta a ponta, achatando-a, não muito diferente de fazer um rolinho de sushi. É aqui que você precisa usar algum julgamento, porque a espessura dessa aplicação de solo depende do tamanho das sementes. Sementes pequenas como calêndulas precisam de menos espessura do que sementes de abóbora, que são bem grandes. Ficou claro para mim que empacotá-la até a borda superior e inferior era loucura — o solo já estava caindo um pouco. Então você começa em uma ponta e cuidadosamente enrola a toalha de papel sobre si mesma, formando um rolinho de gelatina, e continua rolando até o final do papel. É aqui que esse processo encontra alguns obstáculos.
Papel toalha é delicado
Primeiro, mesmo que a toalha de papel estivesse dobrada, ela ainda rasgou, porque é para isso que as toalhas de papel são projetadas, então enrolar era frustrante. Você poderia continuar, se o rasgo acontecesse no meio do rolo, porque as partes subsequentes do rolo manteriam as coisas juntas. Mas se acontecesse no final do rolo, você estava sem sorte — o rolo se desfez. Conforme você enrola, o solo cai, então você perde muito dele. Você quer que o solo fique úmido o suficiente para ficar no lugar, mas não tão molhado que o papel toalha seja destruído; é um equilíbrio delicado. Você quer manter a espessura do solo consistente também. No final do processo de enrolamento, fiquei surpreso com a facilidade de pegar o rolo inteiro e virá-lo em uma bandeja. É útil se você fizer alguns, para que os rolos se sustentem — uma bandeja funda ajuda. Usei uma bandeja padrão 1020 — que é uma bandeja de 10 polegadas por 20 polegadas, vem em muitas profundidades e designs e é incrivelmente comum. Embora fazer um rolo certamente não demorasse muito, demorava mais do que encher uma bandeja de sementes, o que leva menos de 10 segundos. Você apenas espalha terra por cima, bate a bandeja em uma superfície dura, cobre a terra e limpa qualquer excesso de terra.
Mais difícil de semear
Para semear o rolo, você insere sementes de sua escolha no caracol de cima, enquanto ele está na bandeja. Dependendo do tipo de semente, você a planta mais rasa ou mais funda — as instruções estão sempre no pacote de sementes. Esta parte não foi difícil, mas foi mais difícil do que usar uma bandeja de sementes comum. Geralmente, conforme você planta, você vai fileira por fileira, e como tudo é plano, você pode ver onde semeou e onde não semeou. Isso era muito mais difícil nos rolos de caracol bagunçados. Também era menos eficiente. Se você estiver semeando uma bandeja inteira de um tipo de semente, não precisará de um gráfico de sementes para entender qual célula de semente da bandeja contém qual tipo de semente. Por exemplo, uma bandeja inteira de Zínia gigante rosa de Benary — fácil. Mas, normalmente, jardineiros domésticos não precisam de uma bandeja inteira com uma semente, então uma bandeja pode conter muitos tipos de sementes: uma fileira de zínias rosas, depois uma fileira de zínias verdes, zínias vermelhas, amarelas, etc. Uma das minhas bandejas de brassicas comporta 20 tipos diferentes de sementes, e um gráfico me ajuda a entender o que há em cada célula. Em um rolo de caracol, não há como dizer o que é o quê; está tudo misturado. Isso significa que você também não pode dizer quais sementes não germinaram, o que é muito mais fácil em bandejas — você apenas vê quais células não têm broto e então consulta o gráfico para ver o que falhou. Em um rolo de caracol, você nem saberia que algo falhou em germinar. Eu também não gostei da quantidade de solo usada no processo do rolo de caracol, que foi muito mais do que usei para o mesmo número de sementes em uma bandeja.
Não é possível regular a umidade facilmente
Depois que o rolo é semeado, você tem que manter as sementes úmidas. Enquanto você começa com solo úmido, você tem que mantê-lo úmido, mas não tão molhado a ponto de mofar. Existem algumas maneiras de fazer isso — em uma configuração de bandeja tradicional, você usaria uma cúpula de umidade , uma concha de plástico transparente por cima. Conforme a água evapora, ela condensa na tampa e então cai de volta nas sementes. Há muito pouca perda de água. Eventualmente, quando as sementes brotam, você remove a cúpula e rega as sementes de cima com um borrifador de água (elas são muito delicadas para um regador) ou de baixo, o que significa que você dá à bandeja as mudas em uma quantidade rasa de água (o solo vai sugar a água conforme necessário). O método do caracol não permite realmente uma cúpula de umidade, já que os rolos são muito altos, então eu cobri os caracóis frouxamente com filme plástico após uma boa borrifada. Coloquei as bandejas no meu tapete de aquecimento, os caracóis de um lado e a bandeja tradicional do outro lado, e apenas observei. Dez dias depois, minhas zínias na bandeja brotaram consistentemente e estavam a caminho de formar suas primeiras folhas verdadeiras, o que é o sinal para remover a cúpula de umidade. Os caracóis brotaram inconsistentemente e o papel estava criando um pouco de mofo devido à umidade. Um caracol havia desmoronado parcialmente. O plástico não estava fazendo muito para manter a umidade; eu tinha que regá-los com muito mais frequência do que as bandejas. Ainda assim, em três semanas, removi todo o plástico e comecei a regar os caracóis pelo fundo, assim como as bandejas.
Baixas taxas de germinação
Como eu tinha mantido o controle de quantas sementes estavam nos rolos e nas bandejas, eu podia calcular precisamente quanta perda eu tinha em cada uma. Das 50 células nas bandejas, apenas duas não germinaram. Das 50 sementes que plantei nos caracóis, 18 sementes não germinaram. Nós tivemos um vencedor claro.
As zínias nas bandejas de sementes podiam esfriar nas bandejas até a hora de plantá-las, o que levaria semanas. Elas precisam de um sistema radicular forte para sobreviver ao choque do transplante, e as bandejas de sementes permitem que elas construam essas raízes, sem que elas fiquem muito emaranhadas com as raízes de suas vizinhas. Os caracóis eram mais profundos do que as bandejas, dando a eles mais espaço vertical para desenvolver raízes, mas não tanto espaço horizontal, já que as células da bandeja de sementes eram maiores. Então, comecei a adicionar pé de planta à água do fundo da bandeja de sementes e dos caracóis, e dei a eles mais 10 dias. Embora em condições normais eu os deixasse ir por mais algumas semanas, para o propósito do experimento, era hora de ver o que estava acontecendo, em termos de raízes.
Choque do transplante
Para tirar uma muda de uma bandeja de sementes, você só precisa usar o dedo, de baixo, para empurrar a muda para cima. As raízes ficarão contidas no solo ao redor da sementeira, e você pode facilmente transplantá-la para o solo. Para os rolinhos de caracol, você tem que desfazer o rolo delicadamente. Isso se mostrou difícil, pois as raízes cresceram através do papel. Conforme você desenrolava, você arrancava raízes. As raízes de cada muda estavam enredadas nas raízes de todas as outras mudas no rolo, o que significava que você tinha que arrancar cuidadosamente as raízes para causar o mínimo de dano. O solo, que teria sido mantido na muda pelas raízes, caiu, principalmente, então agora você estava plantando mudas de raiz nua, que certamente teriam dificuldades.
Embora seja muito cedo para dizer como cada muda se sairá durante o verão, é provável que os transplantes de bandejas de sementes se saiam melhor. Os transplantes de rolos de caracol sofreram muito choque de raiz. Novamente, embora o rolamento de caracol funcione claramente, não houve uma única parte do processo de início da semente em que fosse mais fácil, mais barato ou mais eficiente do que as bandejas de sementes antigas comuns. Embora as bandejas de sementes possam custar mais do que toalhas de papel, elas são reutilizáveis e, uma vez que você calcula o custo do solo extra para o rolamento de caracol e as taxas de perda de sementes, você sai na frente usando bandejas de sementes.
Leave a Reply