Muitos não se dão conta disso, mas ter comida na mesa é um privilégio que não deve ser esquecido. Enquanto muitos não têm o que comer, outros têm fartura para comer o que quiserem. Entretanto, um mau hábito que muitos acabam desenvolvendo é o de desperdiçar comida, seja jogando as sobras no lixo, seja deixando que os alimentos percam a validade.
Por isso, é importante repensar a rotina e entender o que pode ser feito para evitar que essa situação aconteça. Afinal, além de ser uma maneira de impedir o desperdício, essa mentalidade também diminui os seus gastos e garante que toda comida que você leva ao seu processador de alimentos está apta para ser consumida. O texto abaixo reúne algumas dicas do que pode ser feito para impedir o desperdício.
Liste as compras da semana
Uma das formas de evitar desperdício começa bem antes de tirar os alimentos da geladeira e colocá-los no processador de alimentos. Comece a planejar as compras semanais envolvendo a comida, dando atenção especial para os alimentos in natura, como verduras, legumes e frutas.
Esses alimentos tendem a estragar mais rápido, ou seja, não adianta comprá-los pensando em consumi-los muitos dias depois. O ideal é que, antes de ir ao supermercado, sacolão ou feira, você já planeje o cardápio da família, pensando o que vai servir no café da manhã, no almoço e na janta. Ao pensar nesses pratos, ficará mais fácil listar o que você deve, de fato, comprar.
Não faça compras grandes
Inclusive, ainda neste quesito, vale outra dica de ouro: evite fazer uma compra grande por mês, ao menos quando o assunto são os alimentos. Ao contrário da compra de produtos de limpeza, por exemplo, é mais interessante fracionar semanalmente as compras alimentares.
Uma forma de colocar isso em prática é definir o orçamento para alimentação do mês e estabelecer um limite semanal de gastos. Alimentos frescos, com duração mais curta, vão para a lista semanal, renovada a cada semana. Já itens não perecíveis permanecem nas compras do mês.
Fique atento ao prazo de validade
Você não vai querer preparar nada no seu processador de alimentos que esteja fora do prazo de validade, não é mesmo? Para o bem da sua saúde, é indispensável consumir os alimentos antes que ultrapassem o prazo de validade. Assim, além das dicas citadas acima, vale a pena pensar em formas de utilizar o seu estoque de alimentos de forma eficaz.
Consulte os prazos de validade nas embalagens dos alimentos e deixe aqueles que estão mais próximos de vencer em um local de fácil acesso, para serem utilizados assim que possível. Preste atenção no estado dos alimentos in natura e dê prioridade para utilizá-los no dia a dia, evitando fazer uma reposição completa deles antes de acabar com o estoque em casa.
Saiba como guardar e higienizar os alimentos
Um cuidado importante e necessário antes de preparar alguma receita na panela ou no processador de alimentos está relacionado ao armazenamento e à higienização. Assim que chegar em casa com as compras, lave frutas, verduras e legumes em água corrente. Você também pode preparar uma solução com 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária e deixar esses alimentos de molho por 15 minutos, passando a água corrente em seguida. Isso irá eliminar os parasitas e micróbios, garantindo que os alimentos estejam adequados para consumo.
Quanto ao momento de guardar os alimentos, vale a dica citada acima. Os novos alimentos devem ser postos mais ao fundo de armários, prateleiras ou gavetas da geladeira. Já aqueles que foram comprados antes e ainda não foram consumidos devem ser priorizados, ficando mais à frente.
Prepare e congele as refeições
Uma outra forma de evitar o desperdício é preparar várias refeições com o seu processador de alimentos e congelá-las. Muita gente, em busca de ter mais praticidade na cozinha, consegue evitar o desperdício separando um dia para cozinhar as refeições da semana, congelando-as em seguida para ir consumindo-as ao longo dos dias.
Essa é uma maneira de evitar o desperdício, já que você utiliza o quanto antes todos os alimentos que comprou. Além disso, você já congela as porções exatas que irá consumir depois, evitando desperdícios.
Reaproveite as sobras
Por fim, que tal reaproveitar as refeições que você preparou com o seu processador de alimentos? O resto de feijão na panela ou de frango do almoço não precisa ser jogado fora. Pense em fazer o tradicional “mexidão” para evitar desperdícios e reaproveitar o que não foi consumido antes. Coloque essas sobras em potes e guarde-os na geladeira para preparar um outro prato mais tarde.
Leave a Reply